CURIOSIDADES
Mitos e verdades sobre a vida de modelo
O fenômeno da globalização tem levado agências de propaganda, editoras e produtoras de vídeo, cinema e TV a buscarem novos rostos que venham representar culturas e etnias diferentes. Cada vez mais a imagem substitui a palavra e nesse sentido um rosto bonito num corpo saudável diz muito. Além disso, há uma carência de modelos masculinos de padrão internacional no mercado mundial. Em parte isso se deve a um fator cultural, já que a beleza feminina sempre foi valorizada, enquanto que a masculina esteve relegada a segundo plano e cercada por todos os tipos de preconceito. O outro fator é que os anos 90, além de desmistificarem uma série de tabus, fizeram emergir o perfil de um homem mais vaidoso e mais preocupado com sua aparência e bem estar. Seguiu-se a isso um boom de consumo de produtos voltados à beleza masculina, que gerou a busca de rostos e corpos que pudessem representar esse novo conceito de homem, mais vaidoso e menos preconceituoso.
Muito se especula a respeito da vida de modelo. Como todas as outras profissões, só sobrevive no mercado quem se profissionaliza. O glamour é mais fantasia do que realidade. O cotidiano do modelo se traduz numa preocupação constante com a pele, o cabelo, o corpo através de alimentação balanceada. O que se busca é saúde. Não existe para o modelo masculino o ideal de beleza cadavérico que se impõe as top models femininas (20 quilos a menos que a altura), mas tampouco ele pode ter alguns quilinhos a mais. Mais ou menos musculoso, não importa. Ele tem que estar com o corpo em cima, vendendo saúde. Esporte é fundamental, mas isso não significa que o modelo tenha que passar três horas diárias malhando numa academia. Natação, ginástica, corrida, capoeira e outros exercícios aeróbicos podem ter resultados esteticamente tão bons ou até mesmo superiores que as horas monótonas gastas numa academia. O uso de esteróides e anabolizantes é totalmente desaconselhável, embora exista um nicho de mercado para halterofilistas, normalmente no segmento de roupa esportiva. Modelos de passarela devem ser altos, normalmente acima de
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